Pré-Casamento

Por onde eu começo? Dúvida incurável para muitas nós!

Depende! Tudo vai depender do que você já tem em mente! Se você já tem uma cor, um tema, um lugar, um desejo etc que eles sejam seu ponto de partida! 🙂

  • Anote como numa nuvem de palavras tudo o que você gostaria para seu casamento
  • Realce o que mais gosta e risque o que ficou repetido ou exagerado
  • Mantenha essa anotação sempre a vista, pois nossas primeiras ideias são sempre as mais legais e mais simples [com o tempo vamos vendo tantas coisas que podem nos fazer perder, essa lista de suas preferencias iniciais vão te ajudar a por os pés ou a cabeça no lugar]

Feito isso vamos tentar organizar o começo básico:

A DATA

Com ela é que você define prazos, reservas e consegue montar seu planejamento. Além de também saber se dará tempo para resolver as burocracias de casamento no cartório civil. Por exemplo, para eu me casar em maio de 2013, tenho que entrar com pedido de casamento no cartório agora em janeiro de 2013. Depois disso o prazo já fica muito apertado e talvez não dê tempo de tudo estar finalizado.

CASAMENTO CIVIL

Com a data em mãos, veja se tem no mínimo 2 a 4 meses para aguardar documentação de cartório. Se tiver oba, se não corra para não ficar sem prazo para casamento no civil. A burocracia é demorada mesmo. É muito amor se juntando! 🙂 Deixe tudo já separadinho, veja qual o cartório que vocês podem se casar e convide suas testemunhas.  São no mínimo duas pessoas.

  • As testemunhas não são necessariamente sua madrinha ou padrinho, mas é legal que sejam as mesmas. 🙂
  • Se a cerimonia do cartório for realizada no local da festa, as testemunhas serão chamadas pela juíza para assinar o livro, bem como no cartório.
  • Esteja atenta se for mudar seu nome de solteira. No Rio de Janeiro a legislação só deixa acrescentar o nome do noivo e não deixa suprir nenhum nome da noiva. Mas há cartórios que se entrarmos com uma petição, solicitando suprimir um nome etc, eles podem aprovar.
  • Se mudar o nome, terá que renovar sua carteira de motorista (tem que pagar duda), sua identidade (grátis), seu passaporte (opcional pois pode apresentar certidão casamento na hora embarque), cpf e título de eleitor. A maioria pode ser feita em até 30 dias e há postos como o poupa tempo para agilizar os processos.

LISTA DE CONVIDADOS

  1. Faça sua lista de convidados e peça para seu noivo fazer a dele
  2. Ligue para os pais dos dois e peçam uma listinha deles também
  3.  Compare as listas, não vale se desesperar, essa é uma parte bem chatinha as vezes porque queremos chamar todo mundo legal ou pessoas que se não chamarmos vão nos maldizer essas coisas, ou ainda sua mãe cisma em querer que você convide aquele parente lá de trocentos anos atras que nunca mais te viu, nunca te ligou, ou que nem conhece seu noivo. Calma, muita calma.
  4. Com a cabeça no lugar, vocês é que decidem o casamento de vocês. A celebração é por causa de vocês. O sonho é de vocês. Então vocês em comum acordo acertem a lista de convidados. Se o orçamento é bão, chama todo mundo! Se está apertado, corte as colegas distantes, camaradas do futebol etc. Por curiosidade todos querem ir a um casamento. Quem não gosta?! Mas ainda bem que o mundo está mudado, e as pessoas de fora vão entender. Se não entenderem é porque não mereciam compartilhar esse momento de alegria de vocês! 🙂

Com a lista lindinha pré resolvida, pois até um mês antes de mandar fazer os convites essa fofa vai mudar. Vamos a escolha do lugar da cerimônia e da festa.

LOCAL CERIMÔNIA

Feita a lista de convidados, agora é hora de buscar o local para todos eles festejarem com vocês. 🙂 Qual sua preferencia?

Casa de Festa

Hoje em dia muitas casas de festas estão com um espaço para a festa e a cerimônia. É muito prático porque os convidados e vocês se deslocam uma única vez. Sem ter transito, procurar vaga de novo etc.

  • Tudo de decoração e flores fica mais em conta, pois é no mesmo local as montagens. A mesma equipe de montagem pode trabalhar num só lugar e sem deslocamentos.

Igreja

Bem legal também é casar como uma princesa com aquela acústica que só as igrejas podem nos oferecer além de um lado espiritual que nos transmitem. É clássico e está por incrível que pareça nos sonhos de muitos noivos também! Ver a porta se abrindo e sua noiva entrando. 🙂

  • A decoração aqui pode ser divida entre as noivas do dia. A única coisa é que terão que chegar a um consenso de valores, gostos e preferencias. Isso pode ser legal ou chatinho se tiver alguma noiva pentelha no seu caminho. Mas nada como bom senso para chegar a um acordo bom bonito e muito legal para todas.

Fora da cidade

Muitos casais, principalmente os das grandes cidades, estão preferindo casar fora da cidade onde moram. Por economia de custos, por charme de uma cidadezinha ou por um pacote disso tudo junto. 🙂

  • Prós: muito aconchegante, charmoso, fornecedores mais em conta, mais intimista o casamento
  • Contra: fornecedores amadores ou iniciantes, transporte ou frete de fornecedores da sua cidade, indicação de hospedagem para convidados, distancia para alguns convidados

Definido tudo isso agora vem a parte mais legal!!!

A organização da cerimônia e festa! Os preparativos da noiva e do noivo! E muitas muitas coisas para se divertir! Confira na próxima página de Preparativos! 🙂

Leave a comment